Conheça cultura e costumes
de outros países
Quando pensamos em conhecer outros países logo percebemos inúmeras diferenças culturais, como a música, gastronomia, crenças, roupas, etc.
Embora alguns países de determinadas regiões tenham costumes diferentes, sejam países latinos, asiáticos, árabes, europeus e assim por diante, vale destacar que cada povo possui suas peculiaridades e que por vezes podem causar certa estranheza aos olhos de quem tem contato com determinada cultura pela primeira vez.
Por esse motivo nós da VIP GUEST BRASIL, resolvemos criar este artigo para falar um pouco a respeito da cultura e costumes de outros países, confira.Gastronomia
Sem sombra de dúvidas as diferenças gastronômicas de alguns países é uma das experiências mais impactantes, uma vez que acostumamos nosso paladar com determinados alimentos pode ser um pouco complexo aceitar a culinária de outros países.
Carne de Cachorro?
Não se espante, mas alguns países utilizam itens inimagináveis em suas cozinhas, um exemplo disso, são alguns países asiáticos, como China, Coreia de Sul e Vietnã que utilizam carne de cachorro em suas refeições.
Nesses países a carne de cachorro é considerada uma fonte de energia e até mesmo prato afrodisíaco para os homens. Comumente a carne de cachorro é utilizada para o preparo de sopas que costumam ser temperadas com açafrão, cravo e canela.
Ainda tem mais!
Insetos!
Não são apenas os cães que compõe essas culinárias, muitos países também utilizam insetos em sua culinária.Há uma estimativa que aponta que mais de 120 países filiados à ONU utilizam insetos como item culinário em seu dia a dia, além disso, são consumidas cerca de 1400 espécies de insetos sendo o mais popular desses o besouro. De um modo geral na cadeia alimentar do ser humano, a cada 10 tipos de animais consumidos 8 são insetos e desses 5 são besouros.
Basicamente o besouro é consumido quase em sua totalidade, com exceção do exoesqueleto, isto é, a casca.
Por mais que possa parecer estranho inserir este item em uma alimentação do dia a dia, alguns destes insetos podem ser muito ricos em gorduras insaturadas, minerais e vitaminas.
Também é importante destacar outras curiosidades sobre a gastronomia de determinados países, como a Índia que não consome carne bovina devido ao fato de a vaca ser considerado animal sagrado no país.

Cangurus!
Uma outra curiosidade acontece na Austrália, onde o canguru que é basicamente um símbolo do país é comumente utilizado na gastronomia do país, sendo servido cozido no vapor e temperado com sal e pimenta, basicamente encontrado em diversos estabelecimentos, desde pizzarias a hotéis.Bom, mas vamos mudar um pouco o assunto para falarmos sobre religião e crenças de outros países!
Crenças e Religiões
É evidente que as crenças e religiões são de foro intimo de cada um e devem ser respeitadas, mas vale destacar que há grande predominância de credos diferentes em alguns países e muitos deles nem mesmo passaram por nossa cabeça, veja alguns exemplos:Autoflagelação
Não é novidade que os islâmicos são conhecidos por possuírem leis em sua religião muito rígidas e polêmicas vista aos olhos de nós ocidentais.Os xiitas da religião islâmica possuem uma data conhecida como Ashura, que é o 10° dia do Moarrão no calendário islâmico, neste dia eles praticam uma espécie de autoflagelação com chicotadas nas costas. O ritual chega a ser tão brutal que eles utilizam lâminas afiadas presas por correntes ou cordas para realizarem o ato.
Este ritual é prestado como uma homenagem a Imam Hussein, neto de Maomé que foi morto durante a batalha de Karbala no século VII.
Orações em todo o tempo
Os muçulmanos de um modo geral são extremamente devotos à sua fé, sua crença é ensinada desde crianças por gerações e gerações.O nível de devoção é tão grande que os muçulmanos em todo o mundo reservam partes de seu dia apenas para oração, e não para por aí, são inúmeros momentos ao longo do dia e devem ser feitas na hora e posição certas.
O rito deve ser feito sempre virado para o sentido da cidade de Meca, a primeira vez ao amanhecer, depois das 12 horas, entre o meio dia e o pôr do sol, em seguida imediatamente após o pôr do sol e por último uma hora após o entardecer.
Amputar os dedos em homenagem à um parente falecido
A Indonésia é um país composto por diversas tribos, dentre elas existe uma tribo chamada Dani, que tem um costume bastante diferente e extremamente doloroso.Quando um membro da família falece, as mulheres dessa tribo são obrigadas a amputar uma parte de um dos dedos da mão, a parte que será arrancada é amarrada para adormentar e em seguida é cortada e cauterizada, esta tribo acredita que com este ato estarão acalmando os espíritos, além disso, simboliza a perda de seus entes próximos.
Festas e comemorações
O Brasil é considerado um dos países mais festeiros do mundo, somos conhecidos por nossa hospitalidade e grandes festas ao longo do ano, como carnaval, festa junina, etc.Mas nós não somos os únicos reconhecidos por grandes festas, a seguir você confere países com festas bem peculiares.
Guerra dos tomates
Na Espanha acontece um dos eventos que atraem mais turistas no mundo, a La Tomatina, ou Guerra dos Tomates da Espanha.A festa é realizada na última quarta-feira de agosto na cidade de Buñol em Valência. A tradição começou em 1944 e consiste nas pessoas arremessando tomates uns aos outros como em uma verdadeira guerra.
A festa começa às 9h da manhã e ao fim do dia as ruas espanholas ficam completamente cobertas de vermelho.

Moda
Assim que conhecemos um outro país, podemos perceber nitidamente diferenças entre os povos, assim como a arquitetura é algo muito peculiar em cada país a moda também reflete muito sobre os costumes e a cultura de outros povos.Túnicas e afins
Já notamos que os islâmicos chamam atenção em todo o mundo, não é mesmo? Bom, é impossível falar de moda sem falar das tradicionais vestimentas dos árabes, desde os turbantes, túnicas, burcas, etc.Cada um destes itens tem seus significados já que a religião não permite que seus fiéis deixem expostas determinadas partes do corpo.
Veja algumas peças comuns entre os islâmicos e árabes:
• Icharb: túnica feminina com lenço que deixa apenas o rosto descoberto;
• Xador: veste que cobre todo o corpo com exceção dos olhos;
• Burqa: versão mais radical do xador que cobre até os olhos;
• Abaya: capa grande de lã, utilizada também para proteger do sol;
• Cirwal: uma calça larga que é usada por baixo da túnica;
• Tarbush: chapéu de pano ou feltro usado junto ao turbante;
• Ihram: duas toalhas brancas usadas durante a peregrinação à Meca.
América do Sul x Europa
Agora voltando para as roupas mais comuns na grande maioria dos países, é possível notar semelhanças em países de alguns continentes.Na Europa por exemplo, devido ao fato de ser mais frio do que nos países latinos, podemos perceber uma grande predominância de sobretudos e roupas de frio no geral, um fato interessante é que os europeus não são grandes adeptos de estampas, diferentemente de grande parte dos países da América do Sul, com exceção do Chile e Argentina, que tendem a gostar mais de estampas, além de roupas com grandes decotes e partes do corpo amostra, como calças rasgadas no joelho, etc.
E aí, o que você achou da cultura e dos costumes desses países? Bem diferentes não é mesmo?
Bom, se você quiser saber mais sobre o que acontece fora do Brasil, destinos e viagens fique por dentro do blog da VIP GUEST BRASIL e saiba tudo antes de planejar a sua viagem!